Terceira Idade

Como ter uma casa adaptada para Terceira Idade

Como ter uma casa adaptada para Terceira Idade

Pensando na segurança e conforto de moradores na terceira idade,
diversas adaptações podem ser realizadas na residência do idoso para prevenir acidentes.

Os principais pontos que merecem cuidados são os banheiros e as escadas, mas todos os cômodos da sala precisam ser pensados para este fim.

Banheiro: barras por todo o cômodo, principalmente ao lado do box e da privada, além de um vaso sanitário mais alto. Como o chão deste local está sempre molhado, é importante usar tapetes de borracha que grudam no chão. Para o banho, uma cadeira fixa dentro do box é extremamente necessária.

Cozinha: Armários mais baixos, que não necessitem de escada para pegar os objetos; mesas e demais móveis com pontas arredondadas para evitar batidas; adesivos antiderrapantes nos pés das cadeiras; utensílios como pratos e copos de plástico ou metal evitam acidentes em caso de quebra.

Quarto: O item principal é uma cama mais alta para melhor acomodação do idoso. Evite colocar tapetes na lateral da cama, para evitar escorregões. Se o fizer, utilize adesivos para fixa-lo no chão. Recomenda-se que este cômodo fique no andar térreo, com fácil acesso para o banheiro.

Escadas: Corrimão com cores que chamem a atenção, pisos antiderrapantes, degraus com cerca de 30 cm e pontos luminosos para melhor visualização.

Por toda casa: Pisos antiderrapantes; portas com mais de 80 centímetros de vão caso o idoso use cadeira de rodas; maçanetas de alavanca, pois as arredondadas são de difícil manuseio; pontos de luz que guiem o caminho pelos cômodos, principalmente durante a noite.

Retirado :   sossego.com.br

Gostou? Então compartilhe!

Este post não permite comentários.